Linguagem de Sílabas Poéticas 2


Na aprendizagem da leitura, a sílaba é um passo decisivo no caminho da descoberta de uma concepção da escrita. É a possibilidade de se fazer um recorte no enunciado que corresponde à fragmentação gráfica. Seria o tipo de unidade linguística da qual a criança partiria rumo ao universo das letras. Se aproveitarmos a ideia do mosaico, é quando ao mesmo tempo se fragmenta o som e a imagem da palavra a fim de atingir a sua totalidade. A totalidade das várias tesselas de som e das várias tesselas de imagem e a totalidade da téssera som-imagem.

Ferreiro e Teberosky são as responsáveis pela ideia da hipótese silábica na aprendizagem da leitura. Elas entendem que essa hipótese se relaciona primariamente com a concepção de escrita da criança, mais do que com a realidade da notação. Disso podemos supor que a tessela silábica descoberta pela criança é mais poética do que gramatical. O método da criança que aprende a ler é o da fragmentação e o da correspondência. O recurso silábico mostra o começo do equilíbrio entre integridade significativa e descontinuidade gráfica.