Nossos Estudos Poéticos


A ideia do nome

A ideia é registrar nossos estudos poéticos. Escrever sobre a aplicação do espírito para aprender poesia.

No Aurélio, poesia é a arte de escrever em verso; composição poética de pequena extensão; entusiasmo criador; o que desperta o sentimento do belo; o que há de elevado ou comovente nas pessoas ou nas coisas.

Todas essas acepções nos interessam. Mas, ao darmos um nome ao blogue, pensamos principalmente na origem grega da palavra – poíesis. Pensamos na ação de fazer algo.

Nossa intenção é compartilhar estudos que encerrem poesia, que levem a um conhecimento original de Poesia, partindo do que nos for possível observar e compreender no momento.

A ideia da forma

Pensamos em organizar nossos estudos em fragmentos. O blogue seria a unidade desses fragmentos, a saber: Espontâneos, Teoria, Estudo, Poético, Linguagem, Palavras, Livros, Recitando, Eventos e Exercícios, nessa ordem. Pensamos sobre a possibilidade de o blogue ser um gênero literário, um gênero dinâmico, em constante andamento. Pensamos no que pode conter um blogue que lhe seja próprio, que não possa estar contido em nenhum outro meio ou gênero, em nenhuma outra forma.

A ideia dos sinais

Um ponto de interrogação invertido e um ponto de exclamação foram escolhidos para ilustrar a ideia do blogue. Um ponto de interrogação invertido porque nossas perguntas não são problemas formulados com o rigor do método científico. Um ponto de exclamação porque nossas respostas não são afirmativas partindo de hipóteses. Esses sinais gráficos ilustram todas as nossas questões poéticas que antecedem o espanto, e o espanto que antecede novas questões poéticas.

Das questões se criam universos. Pensamos que as perguntas e a busca pelas respostas dão unidade aos fragmentos do estudo. Pensamos poeticamente em universos mosaicos. Pensamos, enfim, no diálogo que pode se estabelecer entre pergunta e resposta, leitor e escritor, unidade e fragmento.