Conceitos fundamentais da poética

Perguntando-me sobre o que é poesia e qual o seu verdadeiro princípio, acabei por me aproximar da questão dos gêneros literários através das anotações que fiz da leitura de Emil Staiger.

No estilo lírico predomina a recordação. O poeta recorda a natureza ou a natureza o recorda. É a arte da solidão. O eu-lírico dá uniformidade ao poema. A participação na poesia lírica requer amor e simpatia. O fenômeno lírico se aproxima do místico, do êxtase. Diluímo-nos no que sentimos. A pessoa é destruída, dissolve-se no outro. A ação é interna.

No estilo épico predomina a apresentação. A ação do homem épico é a de registrar. Já não se trata de recordação. Trata-se de memória. A ação desenvolve-se progressivamente. Há uma ânsia de avançar. A poesia épica desperta o interesse.

No estilo dramático predomina a tensão do pathos ou do problema. A ação do pathos supõe uma resistência – um choque bruto ou uma apatia. O homem é movido por paixões. O herói patético não é caracterizado psicologicamente. O pathos domina-o. Já a ação do problema é a de perguntar. Sua existência é futura.

O problema pode levar ao trágico quando uma causa final e única cessa de existir. O trágico é o fracasso. Na crise trágica, há uma contradição entre livre-arbítrio e destino. Mas nem toda desgraça é trágica. O trágico não frustra um desejo ou uma esperança. Ele destrói a lógica do contexto, do mundo todo. O herói trágico não compreende mais o mundo. Como poderá ele agir?

A saída do desespero trágico é o cômico, a distensão.

Qualquer obra autêntica participa em diferentes graus e modos dos três gêneros literários.

Continua em Conceitos fundamentais da poética 2.