3. O homem e seus símbolos – Os mitos antigos e o homem moderno


Parede da Casa da Flôr – por Gabriel J. Santos

1. As questões

Não basta ao ego conquistar a consciência. Há ainda o problema de manter e desenvolver a consciência para que o homem possa viver uma vida útil, guardando a sua individualidade dentro da sociedade.

2. Os símbolos

Existem temas simbólicos universais. Eles conservam uma semelhança formal.

O mito de iniciação do herói parece comum a várias épocas e lugares, assim como os mitos de contenção, cujo melhor exemplo é o tema do casamento. O pássaro parece ser o símbolo mais apropriado de transcendência.

3. Poesia e criação

A criação de um novo padrão de vida não é uma mudança externa. A criação de um novo padrão de vida não é uma simulação. A criação de um novo padrão de vida é uma solução de problemas. A criação é uma transcendência interior de velhos valores.

4. Téssera e tesselas

Os conteúdos do inconsciente exercem uma influência formativa sobre a essência do ser humano. É do Self (o ser) que emerge a consciência individualizada do ego.

Passando pelo processo de iniciação, que começa com um rito de submissão, seguindo por um período de contenção e chegando ao rito de liberação, o indivíduo tem a possibilidade de reconciliar elementos conflitantes da sua personalidade. Alcançar o equilíbrio entre a contenção e a liberação é o que torna o indivíduo um ser humano.

5. O significado

É difícil para nós percebermos a significação dos símbolos que nos chegam do passado ou que surgem em nossos sonhos. É difícil também ver como o antigo conflito entre os símbolos de contenção e os de liberação se relaciona com nossos problemas.

Mas tudo se torna mais fácil quando nos damos conta de que são apenas as formas específicas desses esquemas arcaicos que mudam. O seu significado psíquico permanece o mesmo.

6. Links

Cada ser humano tem originalmente um sentimento de totalidade, um sentido poderoso e completo de si mesmo. O sentimento e o pensamento, apesar de separados, são indissoluvelmente ligados um ao outro.

7. O mistério

O drama do renascimento por meio da morte, um tema cíclico universal, traz uma velha mensagem: a morte é um mistério. Devemos nos preparar para a morte com o mesmo sentimento de submissão e humildade com que nos preparamos para enfrentar a vida.