ABC da literatura

Mas para que serve a poesia?

Eu me fiz essa pergunta há três anos. Olhando hoje para ela, pergunto-me por que ela já começava por uma conjunção adversativa. Opunha-se a quê? Talvez ao fato de saber a importância da minha poesia para minha vida. Mas (é aí que surge o mas) a minha poesia poderia servir para algo além disso? Ou ainda: como a poesia de outros servia tanto para mim? Por que a poesia não serve para todos?

De qualquer maneira, com esses questionamentos cheguei por acaso (ou será que as próprias perguntas me levaram?) ao livro ABC da Literatura de Ezra Pound.

Lendo o livro, encontrei uma primeira resposta: a literatura é uma arte que originalmente visava a alegrar o coração do homem. Lendo mais um pouco, outra resposta, agora mais relacionada à função social do escritor, que é manter a linguagem eficiente, manter sua precisão e clareza. Aqui Pound afirma que uma nação atrofia e decai se a literatura dela entra em declínio. Por último, consta no ABC da Literatura que a gente escreve para ensinar, comover ou deleitar.

Mas para que serve exatamente a poesia? Ainda não sei. Não exatamente. Nem sei se é essa a verdadeira questão a ser posta. Mas começo a ter umas ideias iniciais.