Letra

Letra – 1) Cada um dos sinais gráficos elementares com que se representam os vocábulos na língua escrita. 2) Tipo. 3) Caligrafia. 4) Texto em verso de certas músicas, correspondente à parte que deve ser cantada. 5) Jogada no futebol em que se chuta a bola passando um pé por trás do outro. 6) Letra morta: preceito escrito que não se cumpriu, ou que já não tem autoridade ou valia. 7) À letra: palavra por palavra, literalmente, com rigor, à risca. 8) Com todas as letras: claramente. 9) Em letras de fogo: enérgico, impositivo, agressivo. 10) Tirar de letra: fazer algo difícil com grande facilidade. (Adaptado do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

Letra – sentido claramente expresso pela escrita; carta. No século XIII, letera. Do latim littera. (Adaptado do Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa)

Littera – letra, carta, epístola. Literæ – letras, caracteres; cultura de espírito, instrução, estudos, belas-letras, ciências. Altiores literæas ciências ocultas, a magia. (Adaptado do Dicionário Latino-Português)

Letras – tanto na tradição islâmica como na cabala, uma ciência muito desenvolvida sobre as letras baseia-se no seu valor simbólico. A letra aparece como símbolo do mistério do ser, com sua unidade fundamental oriunda do Verbo divino e com sua diversidade inumerável resultante de suas combinações virtualmente infinitas; é a imagem da multidão das criaturas, e até mesmo a própria substância dos seres nomeados. Segundo pesquisas históricas e comparativas sobre a forma dos caracteres da escrita, a maior parte das letras, na sua origem, seria o desenho de um animal, um gesto humano, uma realidade concreta. (Adaptado do Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant)

Continua lá em Literatura