O Ramayana – sete livros


Sete livros dão forma ao Ramayana.

¿ !

1) O livro da infância de Rama: Viswamitra ensinou a Rama e a Lakshmana o momento oportuno para falar e a pronunciarem corretamente as palavras.

2) O livro de Ayodhya: Príncipe, não te preocupes com o futuro, pois já é muito difícil saber o que estamos fazendo neste momento.

3) O livro da floresta: Os homens, cercados pelo acaso e pelo perigo, não distinguem o certo do errado. Contempla o homem, ignorante dos próprios caminhos no mundo... Rama, os demônios não amam os homens, por isso os homens precisam amar-se uns aos outros.

4) O livro de Kishkindhya: Um companheiro neste mundo é o melhor presente para qualquer um. É um erro separar duas pessoas que se amam.

5) Sundara Kanda, o Belo Livro: Lanka é uma cidade tecida de beleza, feita pela mente de um maravilhoso sonho meio esquecido. O vento atirava os galhos floridos uns contra os outros como se os estivesse amarrando para tecer o fio de uma grinalda.

6) Livro da guerra ou das batalhas: Pela primeira vez, então, os animais conheceram que muitos morreriam ali, e ficaram calados por um momento. Lá fora, nas ruas, todos estão armados. As armas são um sinal de medo tornado visível, e nós estamos com medo. Não deixes que os usos do mundo desalentem teu coração, sendo tu um guerreiro.

7) Uttara Kanda, o último livro: Tudo é destino, tudo é mudança. O que perdura? A cada pessoa se deve dizer o que ela é capaz de compreender sobre a natureza do mundo, retorquiu Rama, e nada mais do que isso... quanto ao resto, aceita minha palavra. Rama suspirou: com efeito, é uma breve vida a do homem... mas o Sonho, o Sonho!

¿ !

Sete livros, sete passos ou sete voltas dão forma ao caminho de Rama?