Ideação de um blogue poético

Um modelo teórico que pode nos ajudar na tentativa de criar um blogue poético é a obra aberta.
A obra aberta é uma teoria antiga. Em qualquer época a encontramos, pois a mensagem artística tem por característica a ambiguidade. Já tratamos na postagem Uma história da leitura do fato de um texto só poder ser lido porque ele é incompleto e, portanto, sempre aberto a novas leituras.
O que pode haver de diferente na ideia de obra aberta é a aplicação de seu conceito considerando as novas tecnologias. Nesse caso, podemos considerar a construção do blogue como uma obra aberta que utiliza a tecnologia do computador, da internet e da escrita em hipertexto, através da qual podemos ligar os fragmentos escritos por nós mesmos com outros blogues e páginas da internet, por exemplo. Nosso mosaico tem uma ideia inicial, mas não tem uma ideia final.
A ideia de obra aberta interfere na relação autor-expectador. O expectador do blogue pode encontrá-lo, visitá-lo, acompanhá-lo, comentá-lo, segui-lo, ou seja, pode tomar parte de sua projeção, de sua construção.
A probabilidade e a flexibilidade são duas características das obras abertas. A obra conta com o apoio de novos métodos informacionais e não ambiciona o ideal de uma poética perfeita. Ela pode mudar o tempo todo. O mosaico não é apenas a forma do nosso blogue. É o seu processo.
Encontramos algumas ideias sobre obra aberta no livro Teoria da comunicação literária, de Eduardo Portella. Não nos interessa aqui o aprofundamento nos conceitos teóricos. O que nos interessa mesmo é a criação do blogue.