Mosaico – 1) Pavimento de ladrilhos variegados. 2) Embutido de pequenas pedras que pela sua disposição aparentam desenho. 3) Qualquer trabalho intelectual ou manual composto de várias partes distintas ou separadas. 4) Trabalho de encadernação em que recortes de couro são superpostos formando ornatos na pele que cobre um livro. 5) Moléstia das plantas, causadas por vírus, e que produz, nas folhas, áreas pálidas que contrastam com as áreas verdes e normais. 6) Organismo com duas ou mais linhagens genéticas diferentes, cada uma delas originária de um mesmo zigoto. Mosaico fluido – modelo proposto em citologia para a estrutura da membrana plasmática (uma bicamada lipídica fluida, onde se inserem as proteínas). (Adaptado do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)
Mosaico – do italiano mosaico (século XVI), derivado do latim medieval musaicus, de Musa, que indicava as grutas dedicadas às musas que adornavam os jardins romanos. (Adaptado do Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa)
Musas (do grego moúsai) – As nove filhas de Mnemosine e de Zeus, ou de Harmonia, ou de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra). Inspiravam os poetas e os literatos, os músicos e os dançarinos, e mais tarde os astrônomos e os filósofos. Também cantavam e dançavam nas festas dos deuses olímpicos, conduzidas por Apolo. Ciosas de suas qualidades, as Musas castigavam as criaturas humanas presunçosas que pretendiam sobrepujá-las. Conta-se que o poeta Tâmires se atreveu a competir com elas, e por isso foi punido com a perda da visão e da voz. As Sereias também as desafiaram, mas foram derrotadas e perderam as asas, caindo no mar. Somente na época romana elas ganharam atribuições específicas: Calíope era a musa da poesia épica, Clio da história, Euterpe da música das flautas, Erato da poesia lírica, Terpsícore da dança, Melpomene da tragédia, Talia da comédia, Polímnia dos hinos sagrados e Urânia da astronomia. (Adaptado do Dicionário de Mitologia Grega e Romana de Mário da Gama Kury)
Mosaico – variado, irregular, anormal, desigual, cheio de altos e baixos, com muitas curvas e desvios [em diversidade]; colcha de retalhos, salada [em variedade]; museu, Arca de Noé, caldeirão, farpas e gravetos, alhos e bugalhos, coisas e lousas, mestiço [em mistura]; camaleônico, heterogêneo [em multiformidade]; arco-íris, pavão, borboleta, zebra, madrepérola, mármore, xadrez, remendo, calidoscópio, rajado, riscado, pontoado [em variegação]; tapeçaria, iluminura, engana-vista, empaste, encáustica, meliana, granido [em pintura]. (Adaptado do Dicionário Analógico da Língua Portuguesa)