Diário


Diário – 1) Que se faz ou sucede todos os dias, cotidiano. 2) Obra em que se registram, diária ou quase diariamente, acontecimentos, impressões, confissões. 3) Livro ou caderno em que se registram as ocorrências importantes de cada jornada de trabalho. (Adaptado do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

Diário1774. Do latim diarius.

Diarius – Diário, registro, relação do que se passa a cada dia. De dies: dia civil de vinte e quatro horas; em oposição à noite; dia, fato memorável, emprego do dia, humor de que se está em um dia; dia de caminho, jornada; tempo, dilação, demora, espera, sucessão dos tempos, duração, antiguidade; luz do dia; céu, clima, ar, temperatura (Adaptado do Dicionário Latino-Português)

DiárioAgenda, registro [em lista]. Repertório, efemérides [em registro e medida do tempo]. Sucessão, continuidade, multiplicação, hábito, interação, sem cessar [em frequência]. Intermitência, pulsação, ritmo, cadência, voltas sucessivas, revolução, reciclagem [em frequência periódica]. Divulgação, difusão, grito, veículo, carta, gazeta [em publicidade]. Vestígio, sinal, pegada, rastro, indício, rascunho, inventário, pilastra [em registro]. Alfarrábio, tomo, opúsculo, memória [em livro]. Fotografia, roteiro, delineação, perfil [em descrição]. Prática constante e consagrada, rotina [em hábito]. Contas, conta-corrente, balanço, confrontação entre créditos e débitos [em contabilidade]. (Adaptado do Dicionário Analógico da Língua Portuguesa)

Dia – A primeira analogia do dia é a de uma sucessão regular: nascimento, crescimento, plenitude e declínio da vida. A lua, no seu curso mensal, parece imitar o dia. As estações do ano parecem repetir, em escala maior, as quatro partes do dia. No livro de Esdras, a alma liberta da servidão do corpo empreende uma viagem que corresponde aos seis dias da criação do mundo e ao sétimo, que simboliza o repouso de Deus. A alma deve assim passar por sete céus. Experimenta a criação do seu eu através das diferentes criações de Deus, e a sucessão dos dias. O dia simboliza uma etapa da ascensão espiritual. (Adaptado do Dicionário de Símbolos)